Em Pauta - Posse!

Por Portal Opinião Pública 26/01/2023 - 11:08 hs
Foto: Divulgação / Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Por Wladimir Camargo

No próximo dia 3 de fevereiro, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), tomará posse como presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que deixou de contar com as sete cidades após a eleição que culminou com a sua escolha para a presidência. Os prefeitos de Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul saíram do Consórcio, após a vitória da dupla de prefeitos petistas, com Marcelo e José de Filippi Júnior (vice), de Diadema. Foram confirmadas as presenças do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além de representantes do Governo do Estado, das prefeituras da região e outros políticos, na posse de Marcelo.

Bom começo!

Marcelo Oliveira ainda não assumiu o Consórcio, porém, ele já deverá ter boas notícias na primeira semana de fevereiro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deverá receber representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para conversar sobre a possibilidade da chegada do Metrô à região, mais precisamente aos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo, através de uma nova rota, chamada Linha 20.

Na última semana, o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, já havia afirmado que o governador deseja expandir a atuação do Metrô até o ABC, pauta que é discutida há anos. Entretanto, a decisão passará por uma avaliação criteriosa do governo estadual, que também deseja levar o Metrô a Guarulhos, com a construção da Linha 19. Desta maneira, a reunião terá o objetivo de estabelecer um diálogo com Tarcísio e pressionar o governador a priorizar a construção da linha que chegará ao Grande ABC.